Turistando em Itanhaém
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Turistando em Itanhaém

Turistando em Itanhaém

Pessoas bonitas, olá! Aproveitaram bem o feriadão?

Eu não fui viajar, mas aproveitei os dias de descanso para “turistar” aqui na minha cidade mesmo. Moro em Itanhaém há muitos anos, mas aqui há paisagens tão lindas, que meus olhos não se cansam se contemplá-las. :)

Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil e fica no litoral sul de São Paulo, há pouco mais de 100 quilômetros da capital. É uma cidade essencialmente turística e, basicamente, na época do alto verão termina oficialmente o sossego dos moradores…ahahaha… Ah, e para quem quiser um pouco mais de cultura inútil, o nome Itanhaém deriva do tupi e quer dizer “pedra que canta” (Dias de Sol também é cultura!kkkkk)

Fotografei alguns pontos turísticos que gosto bastante por aqui! Espero que apreciem a vista! :) Ah: tirei as fotos com o celular, então não reparem na qualidade das imagens… Prometo que um dia eu compro uma GoPro pra sair pela rua fotografando com dignidade!

Convento Nossa Senhora da Conceição

A cidade foi construída ao redor do convento, que foi edificado por volta de 1500 e alguma coisa, sobre o morro Itaguaçu. O convento fica aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e a entrada custa R$ 5,00. Se você não quiser entrar no convento propriamente dito, ao menos suba a ladeira, pois de lá é possível ter uma visão panorâmica do centro da cidade.

4

3

 

morro

Animais com alto grau de periculosidade, como esse aqui debaixo, podem ser encontrados no morro do convento, muito cuidado! :)

Essa coisa linda estava me esperando lá em cima da ladeira! Muito mansinho!

1

Descendo o morro, a visão da linha férrea (desativada).

9

Igreja Matriz de Sant’Anna

O início da construção dessa igreja ocorreu entre 1642 e 1679 e, se não me engano, embora ainda seja chamada de “matriz”, acho que ela não recebe mais esse título. Sinto que a igreja está um pouco abandonada e decadente, o que é uma pena…

11

12

13

Estátua de José de Anchieta

10

O Padre José de Anchieta viveu em Itanhaém logo no início do “descobrimento” da cidade, e sua passagem pelo município foi marcante. A estátua em sua homenagem fica bem no centro da cidade, na frente da Igreja Matriz de Sant’Anna.

Praião

A praia do centro é carinhosamente chamada de “Praião”, e foi objeto de uma maaaaaravilhosa revitalização entre o fim do ano passado e o início deste ano. O resultado: uma orla chique de doer! Ciclovia, iluminação potente e um calçadão bem legal, que atrai um monte de gente que quer se exercitar! É quase a Califórnia. #sqn

14

Boca da Barra

Seguindo pelo Praião na direção de Peruíbe, você chega à Boca da Barra, local onde o rio e o mar se encontram. É uma das paisagens mais lindas de Itanhaém, em minha opinião. Por lá, o pessoal pesca, e se diverte com Banana Boat, Jet Ski e Stand Up Paddle.

16

17

18

Passarela de Anchieta

Quando eu era adolescente, era o meu lugar preferido, mas ainda não havia passarela nem nada, apenas as pedras e esse mar lindo. Aí, em 2006 deram uma “turbinada” no local, e a Cama de Anchieta foi considerada uma das nove maravilhas da Baixada Santista.

Ao longo da passarela há placas narrando a biografia de José de Anchieta.

24

A visão é paradisíaca. No dia em que tirei essas fotos o mar estava bem bravo, e a cada vez que as ondas batiam nas pedras, respingava água até em mim (e olha que eu estava longe do limite da pedra, hein!). MEDO do mar!

25

Essa é a Cama de Anchieta. É uma formação rochosa,e reza a lenda que o Padre Anchieta tirava um cochilo de vez em quando na dureza dessa pedra. rsrs

26

Tão vendo no fundo da foto, lá no alto, aquele negócio redondo e branco? Aquilo é uma caixa d’água da Sabesp, e dá pra subir nesse morro por uma “trilha” do lado de “cá”, ou então contornando o morro há um caminho pavimentado que facilita o acesso (facilita, mas não muito, pois dos dois jeitos chego lá no alto com insuficiência respiratória…kkkkkkkkkk).

20

E, depois que você já está à beira da morte de tanta canseira, olha a vista que te espera lá no alto!

É beleza que não tem mais fim, né gente?

27

Embora eu more em Itanhaém há bastante tempo, acho que é uma cidade lindíssima, uma pena que tão abandonada em alguns aspectos. :s

Alguns pontos turísticos ficaram de fora, mas qualquer dia desses eu faço um novo post com outras paisagens lindas que temos por aqui.

Vocês já visitaram Itanhaém? O que acharam das fotos?

Beijos!

 

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

4 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!