Resenha: Vida Organizada, da Thais Godinho
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Resenha: Vida Organizada, da Thais Godinho

Resenha: Vida Organizada, da Thais Godinho

Um manual para organizar o caos do nosso cotidiano. É assim que eu resumiria o livro Vida Organizada, da Thais Godinho.

Vida-Organizada

Mas, primeiro, eu gostaria de fazer uma breve introdução.

Se você não quiser ler essa parte do texto, pule direto para a resenha, rolando o texto para baixo, sem dramas, ok? :)

Há algum tempo, passei por um momento bastante periclitante, no qual eu havia assumido uma série de responsabilidades, e honestamente não estava dando conta de nenhuma. Eu me via estressada, mal-humorada, e me sentia triste, pois mesmo com muitos projetos em andamento, não consegui me sentir satisfeita. Eu tinha a impressão de ter perdido as rédeas do meu dia-a-dia, pois a correria cotidiana era tão grande, que eu mal conseguia colocar a cabeça no lugar para tentar decidir qual atitude tomar em seguida. Eu tinha um dia cheio de coisas para fazer, mas poucas vezes eu estava fazendo o que gostaria de estar.

Eu estava sobrecarregada, e por conta de algumas coisas que não faziam sentido algum para a vida que eu gostaria de ter.

Sem notar, eu estava vivendo uma vida que não era a minha, ou pelo menos não era a que eu gostaria que fosse.

Depois de muito pensar, tomei coragem para me libertar de algumas situações que não faziam mais sentido pra mim.

Comecei a abrir mão de algumas coisas que até então eu (e a sociedade) achavam importantes, em prol da minha saúde mental e do meu bem-estar.

E nesse período de transição, por um desses acasos, encontrei o blog da Thais, o Vida Organizada. Fui navegando pelo conteúdo, até que encontrei um post com uma frase que, pra mim, mudou muita coisa:“Talvez eu morra hoje”.

Essa frase me fez parar tudo.

Se eu fosse morrer hoje, quais das coisas para as quais tenho vivido têm realmente importância?

Para responder com sinceridade essa frase, eu tive que aceitar que muitas das preocupações que tomavam conta do meu dia na realidade não tinham a menor importância, caso eu fosse levar em consideração que eu efetivamente poderia (e posso!) morrer hoje. Estudar como uma louca coisas. Limpar a casa freneticamente. Tentar ganhar dinheiro e dinheiro, e mais dinheiro. Trabalhar em algo chato. Perder tempo com pessoas que não valem o tempo que você investe nelas.

O início do processo de mudança é algo doloroso. Você resiste, pois é difícil sair da sua área de conforto. As pessoas ao redor acham que você está enlouquecendo. E até você às vezes chega a acreditar que está com um parafuso a menos…

Mas, aos poucos, fui sendo tomada por uma sensação de liberdade gigante. Percebi que minha vida poderia ser aquilo que eu gostaria que ela fosse. Eu simplesmente poderia me livrar de tudo aquilo que tornava meu dia entediante, chato, triste, e que às vezes me deixava com vontade de morrer. Não é lindo?

Mas não era tão fácil assim. Eu poderia tomar as decisões, mas teria que percorrer um bom caminho, até que minha vida entrasse nos eixos.

E foi aí que as dicas da Thais entraram. Fui lendo o Vida Organizada e aos poucos, parei para refletir que me faltavam duas coisas: organização (não estou falando de gavetas ou armários em ordem, mas da vida como um todo). E comecei um processo de melhora consciente de mim mesma que sei que vai durar até o dia da minha morte.

Percebi que eu não preciso (e não consigo) fazer 5 mil coisas ao mesmo tempo, e não me sinto culpada com isso. Notei que posso acumular menos tranqueiras, e isso consequentemente me fará ter menos trabalho na hora de organizar/limpar a casa.  Entendi que, se eu tenho um sonho, ele precisa de um plano para ser realizado, senão nunca será posto em prática, e entendi também que não devo perder tempo com pessoas ou atividades que não trazem mais nada de gratificante à minha vida atual.

Bom, introdução feita, vamos ao livro da Thais.

Resenha do livro “Vida Organizada”

O Vida Organizada foi publicado agora em 2014, pela Editora Gente, e foi escrito pela Thais Godinho, que é organizadora profissional, escritora e blogueira. É um livro de 222 páginas, que se propõe a ajudar o leitor a realizar seus próprios sonhos por meio da organização da própria vida.

Vida-Organizada-2

Nos 8 capítulos, a Thais ensina, com uma linguagem bem simples, que a chave de tudo é o planejamento e a organização. Devemos estabelecer nossas prioridades e objetivos de curto, médio e longo prazo, devendo sempre revisá-los, pois são dinâmicos, como a vida, e podem mudar de tempos em tempos, o que é perfeitamente normal. Achei o livro bacana pois ele nos faz perguntas que devem ser respondidas nas linhas em branco que a obra traz. Isso nos leva a refletir sobre aquilo que estamos lendo, e principalmente sobre vários aspectos da nossa própria vida.

O livro fala também sobre a importância do destralhamento (jogar fora aquilo que só atrapalha), dá dicas para a organização da casa, do trabalho, e também dá uma mãozinha no que diz respeito à criação de rotinas, inclusive indicando alguns métodos e aplicativos que podem auxiliar nesse processo.

Na obra, a Thais lista algumas consequências de se ter uma vida organizada (e que são motivações para que você se organize), e vou reproduzir algumas delas aqui:

– O espaço da sua casa é melhor aproveitado, e você fica mais feliz com ela.

– Você não fica estressado, e vive uma vida coerente.

– Suas metas são atingidas e você consegue descansar, além de ter mais tempo para fazer o que realmente ama.

E, o mais importante: você sabe que, no dia em que morrer, não terá se arrependido das coisas que não fez, porque encontrou tempo para fazer tudo o que era importante para você!

Vida Organizada é um livro muito gostoso de se ler, e me fez pensar sobre aspectos que ainda posso melhorar na minha vida, na minha casa, no meu trabalho.

É o tipo de livro feito para ser lido e relido, pois serve como um manual para aqueles momentos em que sua vida ameaça fugir do seu controle.

Beijos!

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

14 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!