Resenha: O Projeto Rosie, de Graeme Simsion
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • O Projeto Rosie, de Graeme Simsion

O Projeto Rosie, de Graeme Simsion

Livro O Projeto Rosie

Sei que não se deve comprar um livro pela capa, mas quando vi “O projeto Rosie” na livraria, achei a capa tão linda que precisei ver do que se tratava, acabei comprando e não me arrependi.

O Projeto Rosie – Graeme Simsion – Tradução de Ana Carolina Mesquita

Editora Record  – 320 páginas

O personagem principal deste romance, escrito pelo australiano Graeme Simsion, chama-se Don Tilman, um professor de genética bonitão, musculoso, inteligente, de 39 anos e que…nunca teve uma namorada! O fato de, um livro estilo chick-lit, narrado em primeira pessoa, trazer como personagem principal um homem,me deixou bastante curiosa!

Sinopse O Projeto Rosie

Don é um homem extremamente sistemático: todos os dias segue uma rotina previamente programada, com tarefas minuciosamente planejadas, para que haja o melhor aproveitamento do tempo possível. Ele tem apenas dois amigos: Gene e Claudia, um casal de psicólogos que trabalha na mesma universidade que ele.

Por suas, digamos, características peculiares, Don é um verdadeiro fiasco nas interações sociais. Logo nos primeiros capítulos, por meio de uma cena em que Don Tilman ministra uma palestra,  o livro nos apresenta à síndrome de Asperger, uma especie de autismo, e fica fácil diagnosticar o protagonista como portador de tal distúrbio, o que explica sua dificuldade em interagir com outras pessoas.

O desafio inicial de Don na história é conseguir uma companheira que se ajuste perfeitamente às suas necessidades e anseios, e por isso ele cria o Projeto Esposa. Encarando a situação praticamente como uma pesquisa científica, Don cria um formulário mirabolante, pelo qual conseguirá verificar se suas pretendentes se adequam ao esperado.

Lombada O Projeto Rosie

Depois de várias tentativas frustradas, e graças a seu amigo Gene, Don encontra Rosie que é exatamente… o OPOSTO de tudo o que ele esperava em uma mulher. De todas as formas, utilizando sua lógica, Don tenta se convencer de que Rosie é totalmente inadequada para ele. Mas, de alguma forma, as interações entre Don e Rosie, embora inicialmente catastróficas e cômicas, têm tudo para dar certo.

O envolvimento entre os dois personagens se fortalece por conta do “Projeto Pai”: Rosie deseja conhecer seu pai biológico, e ninguém mais gabaritado que um professor de genética para auxiliá-la nessa tarefa.

Don é um personagem bastante complexo e interessante, e embora inicialmente desprovido de emoções e sentimentos profundos, ao longo da leitura, os leva a questionar nossos próprios sentimentos. A história é leve, mas ao mesmo tempo emociona e rende boas risadas.

Vale à pena!

Alguém aí já leu? O que achou?

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

0 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!