Resenha: O ABC do Feng Shui: 100 dicas para melhorar sua vida
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Resenha: O ABC do Feng Shui: 100 dicas para melhorar sua vida

Resenha: O ABC do Feng Shui: 100 dicas para melhorar sua vida

Meu gosto literário é um tanto peculiar. Eu curto Stephen King e histórias macabras de terror, mas também gosto de livrinhos água-com-açúcar e de autoajuda. E também adoro livros que me façam conhecer um pouco mais de qualquer coisa que eu não saiba. Ou seja, eu gosto de livros. Quaisquer livros! :)

Foi por isso que, em uma das minhas visitas ao sebo, comprei o ABC do Feng Shui: 100 dicas para melhorar sua vida. Me interesso bastante  por essa história de melhorar a energia da casa e da vida por meio da mudança em alguns aspectos da decoração. E, sério, por cinco reais, até parece que eu não iria trazer o livrinho pra casa! :)

resenha-o-abc-do-feng-shui

O ABC do Feng Shui é um livro super curtinho, de 64 páginas, publicado pela Editora Nova Cultural. É indicado para que não entende absolutamente nada de Feng Shui, e quer começar a se aventurar no assunto, o que é o meu caso.

O primeiro ensinamento que o livro traz é a respeito do que exatamente significa Feng Shui. Feng quer dizer vento e Shui quer dizer água. É um método/arte originado (a) na China, que estuda o poder de influência que os espaços têm sobre nós, e busca harmonizar as energias dos ambientes, para nosso benefício.

feng-shui-livro

Segundo o livro, o Feng Shui é baseado em três princípios fundamentais: a Chi (energia vital) está em tudo (pessoas, coisas, animais, plantas); tudo é ligado pela Chi; a Chi que existe em tudo muda constantemente.

Algumas formas de alimentar a Chi:

  • arrumar a casa (valeu, Marie Kondo)
  • mudar os móveis de lugar
  • viver com as coisas que amamos
  • simplificar nosso ambiente
  • exercer a criatividade

Já notaram que quando limpamos e organizamos a casa, nosso humor automaticamente muda? Isso pode ter a ver com o Feng Shui. As energias fluem, a positividade aumenta, e nos sentimos bem. Simples.

Ao longo do livro, são expostas algumas coisas que são capazes de aumentar e intensificar a energia Chi: água, animais, arte, sinos do vento, cores, cristais, espelhos, iluminação, sementes, pedras e plantas. Posicionadas no lugar certo, essas coisas ajudam a bloquear a entrada/expulsar as energias negativas e atraem energias positivas. Somo apresentados ao Ba-guá, que eu já conhecia de vista mas nunca soube a utilidade: é um diagrama dividido em 8 partes, cada uma representando um setor da vida. Para usá-lo, deve-se pegar uma planta da sua casa (se você não tiver, faça um desenho simples do seu cafofo, apenas atentando-se à localização correta de cada cômodo). Aí, posiciona-se o setor “Trabalho” junto à porta de entrada principal da casa. E aí, pronto: você já sabe qual cômodo corresponde a cada área da sua vida. Então, se as energias de tal ambiente estiverem prejudicadas, esse aspecto da sua vida poderá apresentar problemas.

ba-gua

O livro traz algumas regras do Feng Shui, mas explica as coisas de modo bastante superficial. Como eu disse no início do texto, é um livrinho bom para quem quer se iniciar no assunto. Porém, quem quiser se aprofundar na arte, é preciso investir em obras mais completas.

o-abc-do-feng-shui

Certas coisas que o livro explica são básicas, e nem precisamos entender de Feng Shui pra saber que elas interferem na energia da casa: manter objetos quebrados em casa é um imã para energias negativas; deixar a casa desarrumada ou suja também não é legal; conservar os ambientes destralhados é importante.

Porém, há pequenas outras mudanças que podemos fazer para deixar a energia da casa mais alinhada com nossos propósitos:

  • deixar um arranjo de frutas sobre a mesa de refeições traz mais prosperidade.
  • nunca deixar o fogão entre a geladeira e a pia.
  • não decorar a casa com móveis usados ou antiguidades, exceto se soubermos a procedência deles.
  • não deixar a cama de frente para um espelho. Se não conseguir mudar o espelho ou cama de lugar, cubra o espelho na hora de ir dormir.
  • manter a tampa do vaso sanitário abaixada.

O livro não explica bem os motivos exatos pelos quais devemos fazer ou deixar de fazer certas coisas, então por isso acho importante pesquisar mais a fundo para conseguir entender direitinho a lógica do Feng Shui.

Mas como não custa nada dar uma forcinha para as energias positivas, já estou fazendo algumas mudanças aqui em casa! :)

Vou ver se encontro outros livros sobre o assunto, e depois compartilho com vocês!

Quem aí se interessa por Feng Shui?

Beijos!

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

0 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!