☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Postagem Coletiva: Vida de casada – Como eu me organizo

Postagem Coletiva: Vida de casada – Como eu me organizo

Oi, pessoal!

Eu e minhas inseparáveis amigas de postagem coletiva, Ian, July e Paty, resolvemos variar um pouco o tema de nossos posts! Hoje, falaremos de um assunto que muuuito interessa às moçoilas: casamento! A July e eu já somos casadas, e a Ian e a Paty ainda estão planejando o casamento. Então, pretendemos abordar vários assuntos relacionados ao tema casamento, abrangendo o antes e o durante! :) A cada dia de postagem coletiva, cada uma de nós falará sobre assuntos diferentes, então como os posts se complementam, vale muito a pena dar uma passadinha no blog das meninas para conferir as surpresas que elas nos prepararam, hein?

Hoje eu vou conversar sobre um dos meus assuntos favoritos quando o tema é casamento: como organizar a vida de casado para não enlouquecer! :)

A questão organização X casamento é um tema muito amplo, mas o que quero comentar hoje é a respeito da organização da casa e das tarefas domésticas. Você, criatura que trabalha fora, estuda, não tem empregada e vai ter que encarar o fogão e o tanque todo dia, saiba que com o casamento a coisa vai exigir jogo de cintura!rsrs. Mas com disciplina, organização e colaboração é preciso sobreviver.

organização (1)

via

Nesse vídeo aqui, o Yhann e eu falamos um pouco sobre as peculiaridades da vida de casados. Quando a gente sai da casa dos pais, o choque é grande. Eu sempre ajudei em casa nos afazeres domésticos, e nunca fiz corpo mole. Nunca tivemos empregada, então eu já tinha consciência do ritmo das obrigações de uma casa. Mas vou te contar: quando a gente casa, o bicho pega, e alguns mistérios vão sendo desvendados.

Sabe quando, misteriosamente, todas as vezes em que você ia utilizar o banheiro na casa dos seus pais, você encontrava o papel higiênico no lugar, uma toalha limpinha para secar as mãos e o lixinho do banheiro vazio? Você pensava que era o duende ou a fada do dente quem providenciava toda essa arrumação, né? Pois bem. Quando você casa, você percebe que as coisas não vão sozinhas para seu respectivos lugares, e é aí que mora o drama. Encher a garrafa de água na geladeira, guardar as compras de mercado, lavar, pendurar e passar as roupas, arrumar todas as bagunças da casa, trocar os saquinhos de lixo dos banheiros, limpar os armários, fazer todas as suas refeições. Baby, é tudo com você. E para dar conta de tudo e ainda conseguir viver nas horas vagas, você vai necessitar de bastante disciplina.

Casei há pouco mais de um ano, ainda não cuido da casa like a boss, mas meu cafofo está sempre limpinho, arrumado, as roupas em ordem e a comida na mesa. Eu ainda não tenho filhos, mas sei que a coisa seria bem diferente e difícil se eu tivesse bebês.

Obviamente, ainda assim há dias em que cometo uns deslizes “terríveis”, tipo comprar comida pronta, mas ninguém é de ferro,né?rsrsrs… Porém, na maior parte dos dias, meu marido e eu conseguimos sobreviver às tarefas domésticas. E hoje, quero compartilhar algumas ideias, para que você consiga cuidar da sua casinha e ainda ter tempo para aproveitar a vida como se deve!

Crie consciência de tudo o que precisa ser feito

Ter uma casa é algo muito gostoso, mas é também sinônimo de muitas responsabilidades. Há diversas tarefas, das quais às vezes não nos damos conta quando moramos com nossos pais. Limpar os vidros, a geladeira, a parte de cima dos armários, aparar a grama, esses são exemplos de coisas que, seja com maior ou menor frequência, precisarão ser feitas.

Se você assim como eu não tiver uma “secretária do lar”, sugiro que anote em um caderninho todas as possíveis atividades que você precisará desempenhar para manter sua casa em dia. Anote tudo, não se esqueça de nada, isso vai ser importante para conseguir colocar em prática a próxima dica.

Estabeleça um cronograma 

É bastante difícil conseguir fazer faxina pesada e organização minuciosa da casa todos os dias. Na verdade, até dá para fazer isso, mas aí você vai abrir mão da SUA VIDA, só para ficar cuidando da casa.

O que funciona bem comigo é estabelecer um cronograma doméstico. Estando consciente de todas as obrigações que tenho para com a casa, estipulo quais tarefas desempenharei em quais dias da semana. Todos os dias faço determinadas coisas, como fazer comida, lavar a louça, limpar o quintal, organizar as bagunças. Mas tem certas tarefas que só faço em dias determinados , por exemplo: segunda-feira é dia de passar roupa e limpar os banheiros beeem direitinho. Terça-feira é dia de limpar todos os vidros da casa. E assim por diante. Fazendo um pouquinho por dia, a casa está sempre limpa e arrumada, sem muito esforço. Já tentei fazer apenas uma faxina semanal PESADA, mas eu perdia um dia inteiro limpando e organizando, e no fim das contas durante a semana a casa acabava ficando bagunçada do mesmo jeito. Acho que trabalhando um pouquinho por dia, funciona melhor para mim.

Cada coisa em seu lugar

Uma casa organizada é a chave do sucesso. Se você for capaz de acumular o mínimo possível de tranqueiras, se conseguir manter em e se conseguir manter cada coisa em

Defina quem faz o quê

Hoje em dia, mulheres e homens trabalham fora, estudam. Então entendo que os dois têm as mesmas responsabilidades quando o assunto é cuidar da casa. O Yhann me ajuda muito em casa, e sem ele eu não conseguiria de jeito nenhum fazer as coisas sozinha e ainda trabalhar fora 8 horas por dia. Converse com seu marido, namorado ou companheiro, e estabeleçam quais as tarefas que cada um irá realizar. É bom ter isso muito claro, para evitar confusões e brigas. Com todo mundo ajudando em casa, vai sobrar mais tempo para a diversão e para o amor! :)

Seja flexível e deixe a “neura” de lado

Entenda que nem sempre será possível dar conta de fazer tudo, por mais boa vontade e esforço de sua parte. Imprevistos acontecem, e haverá dias em que o cansaço vencerá você. O melhor, nessas horas, é não se culpar por ter deixado de fazer alguma coisa em casa.

Se você se organizar direitinho, é bem provável que consiga realizar todas as suas tarefas com facilidade. Mas se de vez em quando não conseguir cumprir o cronograma, tudo bem, o mundo não irá acabar por isso. ;)

Se vocês gostarem desse tipo de post, em breve prometo que falaremos mais sobre isso!

Por enquanto, quero saber: como vocês organizam a vida doméstica? Gostaram das minhas “estratégias”?

Não esqueçam de conferir o blog da July (que deu super dicas de Como economizar no casamento) , da Ian (que deu 5 dicas sobre construção) e da Paty.

Beijos!

 

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

7 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!