Postagem Coletiva - Série Livros: The Skin Type Solution, Leslie Baumann
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Postagem Coletiva – Série Livros: The Skin Type Solution, Leslie Baumann

Postagem Coletiva – Série Livros: The Skin Type Solution, Leslie Baumann

Olá, pessoas lindas!

Hoje é dia de post literário aqui no blog, mantendo o cronograma de nossa Postagem Coletiva (se você não leu os outros posts da série, clique aqui, aqui e aqui).

A resenha de hoje, embora literária, vai abalar os corações daqueles que amam cosméticos ou simplesmente curtem cuidar da pele.

Lembram quando fiz aquele post falando sobre minha experiência de compra no Book Depository? Então, o livro que comprei na ocasião foi o The Skin Type Solution, escrito pela super dermatologista americana Leslie Baumann.

The Skin Type Solution

A doutora Leslie Baumann, em The Skin Type Solution, traz inovação aos antigos alicerces da indústria cosmética, introduzidos por Helena Rubinstein no início do século XX, que defendia que todas as peles poderiam ser classificadas em apenas 4 tipos: sensível, mista, oleosa e seca.

The Skin Type Solution Leslie Baumann

É inegável a importância da classificação de Rubinstein. Porém, em sua obra, a doutora Baumann leva em conta não apenas a tendência à produção da óleo e a sensibilidade da pele, mas também seu potencial para formação de rugas e sua tendência a ter problemas de pigmentação. Esses quatro parâmetros de análise – pigmentação, oleosidade, sensibilidade e tendência a rugas – dão origem a não apenas 4 tipos de pele, mas sim 16. Dessa forma, as peles são divididas nas seguintes categorias:

– Oleosa, Sensível, Pigmentada e Enrugada (OSPW – Oily, Sensitive, Pigmented and Wrinkled)

– Oleosa, Sensível, Pigmentada e Firme (OSPT – Oily, Sensitive, Pigmented and Tight)

– Oleosa, Sensível, Não Pigmentada e Enrugada (OSNW – Oily, Sensitive, Non-Pigmented and Wrinkled)

– Oleosa, Sensível, Não Pigmentada e Firme (OSNT – Oily, Sensitive, Non-Pigmented and Tight)

– Oleosa, Resistente, Pigmentada e Enrugada (ORPW – Oily, Resistant, Pigmented and Wrinkled)

– Oleosa, Resistente, Pigmentada e Firme (ORPT – Oily, Resistant, Pigmented and Tight)

– Oleosa, Resistente, Não Pigmentada e Enrugada (ORNW – Oily, Resistant, Non-Pigmented and Wrinkled)

– Oleosa, Resistente, Não Pigmentada e Firme (ORNT – Oily, Resistant, Non-Pigmented and Tight)

– Seca, Sensível, Pigmentada e Enrugada (DSPW – Dry, Sensitive, Pigmented and Wrinkled)

– Seca, Sensível, Pigmentada e Firme (DSPT – Dry, Sensitive, Pigmented and Tight)

– Seca, Sensível, Não Pigmentada e Enrugada (DSNW – Dry, Sensitive, Non-Pigmented and Wrinkled)

– Seca, Sensível, Não Pigmentada e Firme (DSNT – Dry, Sensitive, Non-Pigmented and Tight)

– Seca, Resistente, Pigmentada e Enrugada (DRPW – Dry, Resistant, Pigmented and Wrinkled)

– Seca, Resistente, Pigmentada e Firme (DRPT – Dry, Resistant, Pigmented and Tight)

– Seca, Resistente, Não Pigmentada e Enrugada (DRNW – Dry, Resistant, Non-Pigmented and Wrinkled)

– Seca, Resistente, Não Pigmentada e Firme (DRNT – Dry, Resistant, Non-Pigmented and Tigh)

UFA!

Cada um dos dezesseis tipos de pele tem um capítulo próprio dentro da obra, e para cada tipo de pele, a Dra. Baumann, em The Skin Type Solution traz uma lista de produtos que devem ser usados, e outros que merecem ser evitados, o que nos ajuda muito a compreender porque alguns cosméticos funcionam super bem em algumas peles, e em outras promovem verdadeiras catástrofes.

Logo no início do livro, nos são apresentados conceitos básicos a respeito do Sistema Baumann de classificação de peles, e em seguida nos é fornecido um questionário com 4 partes. As perguntas irão definir se nossa pele é seca ou oleosa, sensível ou resistente, pigmentada ou não pigmentada e enrugada ou firme. O preenchimento do questionário deve acontecer de maneira sincera e o ideal é que prestemos muita atenção em nossa pele e no que ela nos mostra quando nos olhamos no espelho. Não devemos responder às questões com base nos “pré-conceitos” que trazemos com relação à nossa pele, mas sim na situação verdadeira e atual dela.

Leslie Baumann The Skin Type Solution

Eu, por exemplo, que sempre achei que minha pele era uma petrolífera, respondendo ao teste, descobri que ela é sim, oleosa, mas está no “limite” do que se considera uma pele oleosa, sendo na verdade “quase” seca (esse “quase” é medido de acordo com a pontuação obtida no teste). Ou seja, minha pele não produz tanto óleo assim. Porém, como eu já suspeitava, é sensível, pigmentada e tem tendência a rugas. Ou seja, é tuuuuuuudo o que eu não gostaria que ela fosse!kkkkkkk

 The Skin Type Solution é um verdadeiro manual para quem quer entender melhor a própria pele, e garanto que vai ajudar muita gente a usar cosméticos de forma mais consciente, economizando tempo e dinheiro.

Quando faço resenhas de produtos para a pele aqui no blog, gosto de deixar claro que determinado cosmético funcionou ou não funcionou na minha pele, mas isso não quer dizer de forma alguma que o item terá o mesmo desempenho na pele de outra pessoa. E isso ocorre justamente devido às particularidades de cada pele.

Se quiserem saber um pouco mais sobre a classificação de peles da doutora Baumann, acessem seu site e invistam no The Skin Type Solution, ou se preferirem, existe também a versão traduzida para o português (entitulada de Pele Saudável, tem pra vender aqui*).

O livro me fez ficar mais atenta aos rótulos dos produtos, para saber se determinados ativos são ou não são recomendados ao meu tipo de pele, e confesso que pretendo reler as orientações mais e mais vezes, até que eu consiga memorizar todas as orientações forever.rsrs… Enquanto isso, bora ir pra farmácia comprar produtinhos com o livro debaixo do braço…hehehehe.

Agora, vamos ler os posts lindos que a Ian (Dica e Tal), July (Garagem Feminina) e Pati (Espelho Feminino) prepararam para nós! :)

O que acharam da resenha de hoje?

Um super beijo!

Ah, tá todo mundo aí participando do concurso cultural que tá rolando aqui no blog? As inscrições estão quase encerradas, mas ainda dá tempo de você participar! Corre!

*O Dias de Sol receberá uma comissão da loja por todas as vendas realizadas por meio desse link, ok?

 

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

4 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!