Postagem Coletiva - Série Blogs: Dicas sobre domínio e hospedagem
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Postagem Coletiva – Série Blogs: Dicas sobre domínio e hospedagem

Postagem Coletiva – Série Blogs: Dicas sobre domínio e hospedagem

Oi, pessoal, tudo bem por aí?

Hoje é dia de postagem coletiva da Série Blogs. E o tema de hoje é um dos mais importantes já abordados em nossos posts: eu, a Ian, do Dica e Tal, a July, do Garagem Feminina e a Pati, do Espelho Feminino compartilharemos algumas dicas sobre domínio e hospedagem, dois pontos que fazem toda a diferença quando o assunto é blogagem!

domínio-e-hospedagem

Domínio

Acredito que a maioria das pessoas envolvidas com web já saiba direitinho o que é o domínio e o que é a hospedagem. Mas, para quem ainda está por fora, eu explico: o domínio nada mais é que o endereço do seu site ou blog. O domínio do Dias de Sol, por exemplo, é diasdesol.com.br. Neste post, não vou entrar em detalhes técnicos, também não vou explicar a diferença entre domínios .com e .com.br. O que interessa a você, blogueiro, por ora, é o seguinte: se seu blog é apenas um hobby para você, ok não se preocupar em investir em um domínio próprio. Porém, se você tem interesse em, ainda que em um futuro distante, profissionalizar seu blog, é melhor pensar mais seriamente na questão do domínio.

Não sei vocês, mas vou dizer minha modesta opinião: quando vejo um blog com endereço blogseilaoque@blogspot.com.br ou blogqualquercoisa@wordpress.com.brjá torço o nariz, e antes mesmo de acessar o bendito, o encaro como um blog amador. Sei que isso pode ser encarado como preconceito, podem me apedrejar, mas é essa a impressão que tenho. Sei que o fato de um blog ter ou não domínio próprio não interfere na qualidade de seu conteúdo mas, gente, apresentação é tudo nessa vida. Assim como um layout bacana, textos bem redigidos e boas fotos, um domínio conta muitos pontos na avaliação do leitor.

Um domínio próprio é tão baratinho que vocês nem imaginam! Registrei meu domínio pelo http://registro.br/, e pago R$ 30,00 por ano! Sim, por ano. Menos de três reais por mês, gente! Para registrar seu domínio, o primeiro passo é verificar se o nome do seu blog já foi registrado por outra pessoa. Como cada domínio obviamente é único, você precisa de um domínio inédito, o que nem sempre é fácil de encontrar. Mas, com criatividade, persistência e sorte, é possível encontrar um domínio para chamar de seu.

Quando criei o Dias de Sol, antes de encomendar o layout e providenciar a hospedagem, fui atrás do domínio (com medo que alguém, do dia para a noite, resolvesse criar um “Dias de Sol” antes de mim…ahahaha). Dá para registrar o nome do seu blog ainda que ele sequer exista. E, da mesma forma, dá para registrar seu domínio ainda que seu blog já esteja no ar há mil anos.

Hospedagem

Resumindo de modo grosseiro, quando alguém digita na barra de endereços o domínio do seu blog, o “pedido” de acesso é feito ao servidor da empresa de hospedagem, que vai disponibilizar seu conteúdo ao leitor. A hospedagem é a “casa” do seu blog. E ela pode significar sua glória ou sua ruína. É sério, não estou dramatizando.  Na hora de escolher a empresa de hospedagem, é preciso estar atento a alguns aspectos. Os provedores fornecem vários planos, e você precisa analisar o perfil e as necessidades do seu blog, para descobrir o que é mais adequado a você. Há planos super básicos e bem baratinhos, e para quem está começando e tem poucos acessos, podem ser ideais. Mas, fique esperto: pesquise sobre a reputação da empresa (conversar com outros blogueiros é uma excelente fonte de informação). A empresa de hospedagem precisa oferecer um backup seguro do seu site e, principalmente, um ótimo serviço de atendimento ao cliente.

A primeira empresa com a qual hospedei o Dias de Sol (que por razões éticas não vou divulgar o nome) começou a me dar muitos problemas. O blog constantemente ficava fora do ar, e o atendimento ao cliente era uó. De fim de semana era im-pos-sí-vel ser atendida, e durante a semana, quando o blog caía e eu reclamava, recebia justificativas sem pé nem cabeça. Agora, o Dias de Sol está hospedado na Nuvem Hospedagem (isso não é publi, viu gente), e até hoje não tive problemas. Meu investimento mensal é de menos de R$ 50,00, e vale cada centavo pela segurança que isso proporciona ao blog.

Escolher uma empresa de hospedagem ruim é sinônimo de muitos problemas. Sabe aquele blog que está sempre fora do ar? Então, esta será sua vida. E, francamente, um blog indisponível depois de uma, duas, três tentativas, é loguinho riscado do meu blogroll, e acredito que muita gente também age assim.

E você, blogueiro (a), já tem um domínio e hospedagem ou ainda está enrolando e perdendo leitores? Tá esperando o quê para providenciar essas duas melhorias em seu blog?

Beijos!

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

9 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!