Postagem Coletiva - Série Blogs: Conselhos para um blogueiro iniciante
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Postagem Coletiva – Série Blogs: Conselhos para um blogueiro iniciante

Postagem Coletiva – Série Blogs: Conselhos para um blogueiro iniciante

Oi gente!

Hoje é dia de-de-de-de-de… POSTAGEM COLETIVA! Adoooro!rs…

Dog At Computer

via

Você chega em um momento da vida e decide criar um blog. Decisão importante essa. Afinal, colocar suas ideias na rede para todo mundo ler requer coragem. É preciso saber lidar com as críticas (que nem sempre são construtivas), e há que se ter muito jogo de cintura para lidar com a avalanche de situações novas que você terá que enfrentar. As perguntas são muitas quando iniciamos os trabalhos na blogosfera: Como produzir um conteúdo de qualidade e autêntico? O que fazer para cativar os leitores? Como monetizar o blog? Como aumentar os acessos? (Posso levar essa lista até o infinito, enumerando as milhões de questões que rodearam (e rodeiam!) minha mente quando o assunto é blogagem).

Meu blog ainda pode ser considerado um baby, mas vou contar: em um ano, aprendi coisa pra dedéu! E, para encurtar o caminho e o sofrimento dos que acabaram de criar um blog (ou estão pensando em criar um novinho em folha), tenho cinco dicas douradas para compartilhar, e as minhas queridas Ian, do Dica e Tal, July, do Garagem Feminina e Pati, do Espelho Feminino, também têm muito a dizer, acessem os blogs delas, pois vocês irão curtir. Ah, e se quiserem ver os outros textos de nossa postagem coletiva, é só clicar aqui.

Bora ver meus conselhos para você, blogueiro bebê:

Não se afobe!

“Vivian, criei um blog há um mês, mas ainda não tenho um milhão de acessos. Me ensina comofas?????? “

Muita calma nessa hora, jovem! Não pense que, do dia para a noite você vai criar um blog que vai super master plus bombar em uma semana.

O primeiro conselho que te dou é: blogue porque você gosta de blogar. Escreva com o coração e da melhor maneira possível, mesmo que sua única leitora seja sua mãe. Se você é um caça-fortunas e está iniciando um blog em busca do tesouro perdido, forget it, porque você vai precisar de muitas horas, dias, meses e talvez anos para começar a ver os primeiros centavos entrando no seu bolso.

Blogue porque você quer compartilhar os assuntos dos quais gosta. Blogue para se divertir, conhecer pessoas. Blogue para se aprimorar nas técnicas de escrita, fotografia e photoshopagem. Blogue para ter a oportunidade de se aprofundar nos assuntos que te interessam. Mas, por favor, pelo menos no início, não blogue por dinheiro, pois você pode se decepcionar.

Estude, pesquise, se aprofunde!

Seja o que for que você deseja fazer na vida, entenda que a base de tudo é o conhecimento que você tem a respeito da “coisa”. Com um blog, não é diferente. Pesquise a respeito dos assuntos sobre os quais você deseja postar, e se aprofunde nisso, se é disso que você gosta.

Um blog é feito de fotos bacanas, textos com bom conteúdo, vídeos legais, então se aprimore nessas áreas. Mas, você pode ir além: estude sobre SEO (para tornar o site mais bem colocado nos motores de busca), monetização, direitos autorais, design… Se a cada dia você aprender algo novo e implementar novidades em seu blog, logo você vai ter o blog mais lindo do bairro! :)

Seja do bem!

Essa dica é bem genérica, mas vou dividi-la em subdicas:

– Não copie o trabalho de ninguém: isso é feio, e plágio é crime.

– Responda a absolutamente todos os comentários que seu blog receber. Educação é bom e todo mundo gosta. Se alguém usou o próprio tempo para falar com você, nada mais legal do retribuir com uma resposta digna, não acha?

– Não sugue a energia alheia: não tenha invejinha de outros blogueiros que já estão em um degrau mais alto que você. Não seja um hater. Seja inteligente: veja o que essa pessoa pode te ensinar, e aproveite os ensinamentos!

– Não seja blogueiro mendigo: não implore por parcerias com empresas, nem diminua seu próprio valor. É claro que não há nada demais em apresentar seu trabalho às empresas. Mas, no tempo certo, as parcerias virão. Enquanto isso, vá produzindo conteúdo de qualidade, e força na peruca.

Tenha disciplina!

Organize sua rotina de modo que você consiga levar seu blog a sério. Crie um cronograma de postagens, e o que é mais importante, cumpra o planejado. Blogs que não são atualizados com frequência acabam perdendo seguidores.

Seja ativo nas redes sociais (mas não seja chato!).

Pelo menos uma vez por dia, divulgue seus posts nas redes sociais. Elas são ótimas maneiras de fazer com que seu trabalho alcance um maior número de pessoas. Mas, olha o bom senso. Nada de ficar postando a cada 5 minutos: isso é chatice!rsrs

E aí, gostaram das dicas?

Você é um blogueiro iniciante ou já é veterano? Que dicas tem para compartilhar com a gente?

Super beijos!

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

5 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!