Pés-de-galinha: como preveni-los e tratá-los?
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Pés-de-galinha: como preveni-los e tratá-los?

Pés-de-galinha: como preveni-los e tratá-los?

Pés-de-galinha são aquelas linhas que vão se formando ao redor dos olhos e que ficam ressaltadas ao sorrirmos. Para nossa tristeza, são um dos primeiros sinais de que o tempo está agindo na nossa pele.

Se você está chegando aos trinta anos ou já passou dessa idade e sequer sabe o que é isso, saiba que você é uma pessoa muito feliz! ;)

Pés-de-Galinha

A pele ao redor dos olhos é extremamente fina, não tem glândulas sebáceas, o que a torna mais seca, e sofre muito com os movimentos repetidos que fazemos por conta da nossa expressão.

Quanto mais clara e fina for a pele, mais chances terá a pessoa de ganhar pés-de-galinha de maneira precoce. E se a pessoa for muito expressiva, a coisa piora ainda mais. Com o passar do tempo, a pele vai perdendo colágeno e consequentemente a elasticidade. Assim, aquelas marquinhas que se formam quando sorrimos ou franzimos os olhos vão se tornando permanentes.

O sol também é um dos grandes vilões no processo de formação dos pés-de-galinha, por favorecer a destruição das fibras de colágeno e elastina.

Se você não tem pés-de-galinha e quer preveni-los, ou se você já tem e quer tratá-los, seguem algumas dicas importantes, que podem fazer toda a diferença:

– Utilize óculos escuros quando estiver ao ar livre, para evitar aquele movimento de fechar os olhos para protegê-los da luz em excesso. Mas não vale usar aqueles óculos de camelô. Compre óculos que tenham proteção UV.

– Não fume! Já está provado que os efeitos do tabagismo são mais devastadores que a radiação UV quando o assunto é o envelhecimento. As substâncias químicas do cigarro vão destruindo todas as fibras de colágeno do corpo, e o resultado são não apenas pés-de-galinha, mas uma pele com aspecto generalizadamente envelhecido.

– Hidrate! Quando a pele está seca, todas as rugas ficam mais aparentes. E além disso, quando você hidrata, ajuda as células a manterem sua elasticidade, luminosidade e aparência saudável.

– Trate a pele ao redor dos olhos com delicadeza. Nada de ficar esfregando, puxando ou esticando a pele dessa área. Quando for aplicar os produtos ao redor dos olhos, use de muita suavidade, para não agredir a região.

Os passos acima devem ser tomados tanto por quem ainda não tem pés-de-galinha quanto por aquelas pessoas que já sofrem com eles.

Agora, se você já sofre com esse mal, é preciso iniciar uma rotina de cuidados mais intensa. Converse com seu dermatologista sobre o tratamento mais adequado para as suas necessidades. Há diversos cremes que podem ser utilizados em casa, à base de retinóides, por exemplo, que dão uma força à produção de colágeno, e consequentemente atuam na minimização das rugas e linhas de expressão. Use hidratantes especificamente formulados para a área dos olhos, e aplique-os em abundância

Para pessoas cujas marcas do tempo já estão mais severas, existem várias opções de tratamentos que a serem realizados em consultório, como a toxina botulínica, que impede a contração da musculatura, e consequentemente melhora a aparência das rugas já existentes e impede a formação de novas marcas e injeções de ácido hialurônico, que preenchem os espaços nos quais há falta de colágeno, tornando a pele mais lisa e uniforme. Mas entenda: esses procedimentos não trazem resultados permanentes. O efeito da toxina botulína e do ácido hialurônico duram poucos meses

Pés-de-Galinha-2

Desde muito nova os pés-de-galinha me incomodam. Minha expressão é muito marcada, então quando sorrio, quando falo, quando movimento os olhos, seeeempre a pele ao redor dos olhos se contrai, e isso foi resultando em linhas que por enquanto (e graças a Deus) são finas, mas que têm potencial para se tornarem pés-de-galinha terríveis…ahahaha… Então, uma das minhas primeiras preocupação com o estado da minha pele foi com essa região do rosto, e depois de muitas experiências com cosméticos, percebo que não há milagres vendidos em potinhos. Testei bastante coisa, mas nada fez com que minhas linha desaparecessem completamente. É claro que há produtos que atenuam a aparência das linhas, principalmente os que têm alto poder de hidratação, mas geralmente se trata do efeito “cinderela”, ou seja, por algumas horas sua pele fica tensionada, e tem-se a impressão que as linhas desapareceram, mas depois tudo volta ao normal.

Então, hoje em dia, não espero milagres vindos de cremes. Vou mantendo a pele muito bem hidratada, uso vitamina C no rosto todo, inclusive ao redor dos olhos, tento controlar as expressões quando vou sorrir ou falar, para não marcar ainda mais a pele, procuro dormir de barriga virada para cima, para não “amassar” o rosto no travesseiro, e às vezes vou testando cremes antiidade novos para a área dos olhos, para ver se consigo algum avanço na aparência das linhas.

E vocês, sofrem com “pés-de-galinha”? Como vocês tratam esse problema, ou como vocês se previnem?

Beijos!

Curta o Dias de Sol no Facebook, assim você fica por dentro de todas as novidades aqui do blog! ;)

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

1 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!