Para a semana render mais: truques simples para aproveitar melhor o tempo
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Para a semana render mais: truques simples para aproveitar melhor o tempo

Para a semana render mais: truques simples para aproveitar melhor o tempo

Oi, pessoal!

Se hoje eu pudesse escolher, e se me perguntassem se eu queria ter mais tempo ou mais dinheiro, acho que eu ficaria com a primeira opção. Não, eu não sou rica, estou bem longe disso. E não, eu não sou louca.

Mas hoje, tenho a impressão que meus minutos passam tão depressa, que daria tudo para ter um dia com 45 horas…kkkk.

Porém, como estamos todos restritos às mesmas 24 horas diárias, o jeito é fazer com que elas rendam o máximo possível.

otimizar-tempo

Eu trabalho fora, tenho que cuidar da casa e ainda por cima tenho o blog para administrar. E, claro, nas horas vagas, tento viver. rsrsrs… Me casei em no ano passado, e confesso que foi difícil conseguir me adaptar à rotina sem enlouquecer. Mas, agora, já aprendi algumas estratégias que funcionam muito bem comigo, e me fazem economizar boas horas todos os dias. Se você é casada (ou casado, desculpem, meninos), ou mora só, acho que essas dicas vão te ajudar!

Vá ao supermercado uma vez por semana, e não todos os dias

Tem gente que gosta de fazer uma compra mensal, mas aqui em casa isso não funciona muito bem, pois é um pouco difícil prever todas as suas necessidades de consumo mensais com tanta antecipação. Porém, ir ao supermercado todos os dias é a maior perda de tempo. Vá fazer suas compras uma vez por semana apenas. Assim, você controla melhor os gastos, e economiza uma bocado de tempo, por não ter que ficar repetidas vezes caminhando pelos corredores e esperando nas filas, todos dias.

Programe um menu semanal

Isso tem super a ver com a dica anterior. Quando você estabelece um menu semanal, já consegue comprar todos os ingredientes com antecedência, e isso agiliza muito a vida, reduzindo o tempo de preparo das refeições.

Faça comida apenas uma vez por dia

Todo mundo AMA comida feita na hora. Mas para quem trabalha fora, isso às vezes é complicado. Aqui em casa, eu faço comida suficiente para o jantar e para o almoço do dia seguinte. Economizo muito tempo com isso, todo mundo fica de barriguinha cheia e ninguém fica triste.

Mantenha a ordem

Seja inteligente. Se você mora só ou com seu companheiro ou companheira, a bagunça que for feita não vai ser arrumada pela fada do dente, mas sim por você (s). Quanto menos desordem houver, menor o trabalho de arrumação. Mantenha suas coisas no lugar, isso traz uma paz de espírito danada, e facilita na hora de limpar a casa. E por falar em limpeza…

Use ferramentas que agilizem sua vida

Aqui em casa, coisas simples me ajudam muito. Um exemplo: lembram quando mostrei o meu mini processador? Gente, isso economiza um tempo absurdo. Eu pico todos os temperos nele em um segundo, sendo que se eu fosse cortar as coisas manualmente, ia demorar muuuito mais! Outra coisa que me ajuda muito é ter uma agenda, a mais arcaica das ferramentas de otimização do tempo, mas a mais eficiente de todas.

Invista em uma máquina de lavar-louças, um aspirador de pó, ou em aplicativos de administração do tempo. Quando falamos de melhorar o rendimento do tempo, é preciso entender quais tarefas do seu dia tomam a maior parte do seu tempo, e como você pode melhorar seu desempenho realizando-as. Pense na sua própria realidade, e imagine de que formas você pode fazer seu tempo render mais.

Quando o assunto é limpeza, o lema é: devagar e sempre

Eu não tenho diarista e nem faxineira. Então, logo que casei, eu fazia uma faxina pesada uma vez por semana, e ia fazendo manutenção nos outros dias. Eu perdia um dia inteiro limpando, e durante a semana, estava sempre com a vassoura na mão, pois a sujeira sempre voltava. Hoje em dia, aboli a faxina em um único dia da semana, e faço assim: todos os dias eu dou uma limpadona boa em alguma parte da casa: um dia limpo a cozinha. No outro dia é a vez da sala. Tento não gastar mais que uma hora por dia, e isso faz com que a casa esteja limpinha a semana inteira, e me ajuda a não desperdiçar a minha vida tooooda faxinando. Para mim, funciona melhor assim. O importante é sempre fazer algo, para não deixar a sujeira acumular. É claro que você pode se dar um dia semanal de folga, mas tente criar um cronograma de limpeza. Isso ajuda muito.

Primeiro o dever, depois o lazer

Gente, não levem isso tanto ao pé da letra, pois o que importa na vida é ser feliz, muito mais que trabalhar…kkkkk… Mas voltando para a nossa realidade proletária, procure fazer suas obrigações sem enrolação. Tem um trabalho a fazer (pode ser um serviço doméstico, uma tarefa profissional, ou algo relacionado a estudos)? Então faça isso antes que qualquer outra coisa. Aí, quando você acabar, estará livre para viver, acessar suas redes sociais, ficar de bobeira, enfim…

Essas estratégias me ajudam muito a economizar um bom tempo todos os dias. É uma questão de organização e hábito, mas quando você começa a perceber que seu dia pode ser tornar “elástico”, dependendo de como você administra suas tarefas, a sensação é ótima!

E você, como faz para o seu tempo render mais?

Beijos!

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

6 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!