Mudando as escolhas: por uma alimentação mais saudável
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Mudando as escolhas: por uma alimentação mais saudável

Olá, pessoal!

Quando fiz esse post aqui, assumi o compromisso de tentar melhorar a alimentação. E, perto do que eu era antes, tive vários avanços. Entretanto, ainda cometo alguns deslizes, sim. Como minhas pizzas no fim de semana. Como doces de vez em quando. Adoro chocolate. E pão, muito pão.

Mas, ando em uma fase em que não tenho a pretensão de ser perfeita em nenhum aspecto da minha vida. Tenho consciência de que, hoje, não conseguirei mudar drasticamente a minha alimentação, cortando os carboidratos e outras gostosuras que tanto amo. Por isso, minha filosofia atualmente é: farei sempre o meu melhor em tudo. Incluindo a alimentação. Mas sem neura. Sem piração excessiva. A vida da gente hoje em dia já é tão difícil, tão cheia de cobranças externas, que a última coisa que precisamos é de cobranças interiores.

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Portanto, sempre que posso, tento fazer escolhas menos nocivas para o meu corpo e para a minha saúde.

Sabe, vejo algumas pessoas reclamando de sobrepeso, querendo perder uns quilinhos, ou com problemas de saúde por conta da ingestão de alimentos “do mal”, mas o povo deixa de tomar algumas providências simples, por achar que “um brigadeirozinho a mais não vai me fazer diferença”.

Gente, cada refeição é uma escolha. Você sempre pode escolher beber OU NÃO refrigerante. Você sempre pode escolher comer OU NÃO batata frita cheeeia de óleo. A opção é sua. Ninguém no mundo inteiro tem responsabilidade pela sua saúde e pela aparência do seu corpo, a não ser você. Se você quiser se entupir de pão, fritura e bolacha recheada, ninguém vai te impedir. Portanto, é obrigação SUA, exclusivamente sua, começar a fazer alguma coisa por si mesmo. Ok dizer que vai marcar um nutricionista. Ok dizer que vai começar a dieta na segunda-feira. Mas são as suas escolhas que vão pesar (literalmente) no fim das contas.

Eu não tenho problemas com excesso de peso. Porém, quando minha alimentação começaa andar fora da linha, sinto os efeitos de outras formas. Acne, acne, acne. Celulite. Pele seca. Unhas fracas. Se ficarmos atentos, o corpo nos mostra se existe algo de errado com o que estamos ingerindo.

Vou compartilhar com vocês algumas coisas que tenho feito para tentar ter uma alimentação menos “venenosa”. Não faço isso sempre, mas sempre que possível. Conseguem entender isso? Se você lidar com “uma refeição de cada vez”, vai ficar mais fácil controlar os ímpetos de gordice. Diga a si mesmo: só por hoje não vou tomar refrigerante. Só por hoje não vou comer chocolate. Só por hoje não vou ingerir açúcar branco como se não houvesse amanhã.

Vamos lá:

Trocar o açúcar branco pelo áçúcar demerara

O açúcar branco, refinado, é puro veneno. Resumidamente, ele engorda, danifica nossa pele, e não tem valor nutricional nenhum. Sempre que puder, substitua-o pelo açúcar demerara. É mais caro? Sim. Mas é infinitamente melhor para sua saúde. E o que é mais legal. Nas receitinhas em casa, nem dá para notar a substituição no resultado final. Esse bolo de maçã aqui, por exemplo, fica ótimo com açúcar demerara.

Tudo integral: arroz, farinha, macarrão, pão

Repita comigo: só vou comer arroz, farinha, macarrão e pão integral.

Tá bom, não precisa ser todo dia no começo, mas sempre que possível.

Xô molhos e temperos prontos

Prepare o molho de macarrão em casa, em vez de usar molhos prontos. É mais saudável e menos gorduroso. Esqueça os tabletes de carne, frango e vegetais, que são cheios de sódio e outras substâncias nocivas. Deixe a preguiça e lado, e bora usar cebola, alho, óregano, pimenta, que tudo isso deixa a comida uma delícia sem prejudicar nossa saúde.

Evite o refrigerante e os sucos de caixinha ou de saquinho

Que você deve passar longe dos refrigerantes, isso não é novidade. Mas se engana quem pensa estar fazendo uma troca vantajosa quando substitui o refri por um suco de laranja de caixinha ou, pior, de saquinho. Esses produtos tem doses enormes de açúcar, dentre outras coisinhas nada boas para nós. Prefira os sucos naturais de verdade, feitos com frutas. Agora, se seu negócio é perder peso, lembre que um copo de suco natural tem uma quantidade considerável de calorias. Portanto, prefira ingerir a fruta inteira, assim você aproveita melhor seus benefícios, e ingere menos calorias.

Fuja das frituras. E se for fritar, frite sem óleo

Comprei minha fritadeira ano passado, e foi uma das melhores compras que fiz. Mas tem coisas que ainda prefiro fazer na panela convencional, tipo filé de frango e bife acebolado. Mas, um segredo: eu não uso um pingo de óleo! Eu “frito” com água. Experimente: coloque uma colher de sopa na frigideira, e jogue lá a sua carninha. A água vai fazer sua comidinha fritar, sem gordura, sem lambança e sem cheiro de fritura.

Substitua a sobremesa engordativa por uma fruta

Precisa de um doce quando acaba de almoçar? Esqueça o pudim, e vá comer uma banana. Ela vai saciar sua necessidade de um docinho, sem fazer mal à sua saúde.

Inclua o cacau em pó em sua alimentação

Ele é rico em antioxidantes e, diferentemente dos achocolatados em pó tradicionais, não é cheeeeio de açúcar. Experimente fazer seu leitinho matinal com cacau em pó.

Substitua o leite integral por leite desnatado

Quando for ao supermercado, pegue uma caixinha de cada, e dê uma olhada na quantidade de calorias e gorduras na tabela nutricional. E então, decida qual vai levar para casa. Simples assim.

Suco de uva integral

Gostei tanto dos benefícios dessa bebida, que fiz um post específico aqui. Vale a pena incluir o suco de uva na rotina!

Troque a margarina, manteiga ou requeijão por creme de ricota

O creme de ricota é uma delicia, e é bem menos engordativo que a margarina, manteiga ou requeijão. Vai deixar seu pãozinho saboroso, sem aumentar tanto o tamanho da sua pancinha.

Tapioca no lugar do pão

Isso eu ainda não fiz, mas tem um montão de gente que anda substituindo o pãozinho pela tapioca, que é bem mais leve. E quem faz isso, aprova!

Iogurte com aveia, semente de chia, linhaça etc etc

Cereais são muito importantes para a nossa saúde, mas nem sempre encontramos uma forma de incluí-los na dieta. Um jeitinho que encontrei para consumi-los é pegar um copo, preenchê-lo até a metade com iogurte (pode ser light, se você preferir), e o resto eu completo com gérmen de trigo, aveia, linhaça e semente de chia. Misturo tudo e como de colher, como se fosse um mingau. Isso enche a pancinha que vocês não tem noção! Dá para consumir no café da manhã, no lanchinho da tarde, à noite! Se quiser, use também quinua, amaranto, você escolhe!

Essas são algumas das coisas que tenho feito para me alimentar de maneira mais racional!

E vocês, quais escolhas têm feito?

Beijos!

 

 

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Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

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