Mitos e verdades sobre as fibras
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Mitos e verdades sobre as fibras

Oi, pessoal!

O post de hoje é em parceria com a Natue: falaremos sobre fibras. Elas são importantíssimas para a saúde do nosso organismo,e não é difícil incluí-las em nossa rotina alimentar!

O texto abaixo foi elaborado pelo time de nutricionistas da Natue. Espero que vocês gostem!

cereal

imagem: via

As fibras são nutrientes que devem fazer parte da nossa alimentação, pois ajudam na prevenção de diversas doenças, como prisão de ventre, doenças cardiovasculares e câncer de intestino. Apesar da sua importância, o consumo de fibras nem sempre é adequado, principalmente pelos maus hábitos alimentares, que incluem a ingestão de alimentos refinados e muito processados, pobres em fibras.

As fibras possuem duas classificações: solúveis e insolúveis. As primeiras, como o próprio nome já diz, se ligam à água, formando um gel no estômago que colabora para a sensação de saciedade, além de atuar como substrato para a fermentação de bactérias. As fibras solúveis incluem gomas, mucilagens e pectinas e são encontradas nas frutas, verduras e leguminosas.

Já as fibras insolúveis são as celuloses, encontradas nos vegetais e camadas externas dos cereais integrais, como arroz, farelo de trigo, frutas e verduras. Como retêm mais água, ajudam a melhorar a consistência das fezes e o funcionamento do intestino.

O consumo de fibras ainda gera algumas dúvidas, por isso, confira alguns mitos e verdades sobre elas:

É difícil manter um cardápio rico em fibras – Mito: consumir frutas e legumes com a casca já colabora para aumentar a ingestão de fibras na dieta. Portanto, sempre que possível, consuma esses alimentos com a casca.

É preciso aumentar a ingestão de água – Verdade: com o maior consumo de fibras na dieta, é muito importante aumentar a ingestão de líquidos, principalmente a água, caso contrário, as fibras poderão causar prisão de ventre.

As fibras engordam – Mito: por não possuírem valor calórico, as fibras não colaboram para o aumento do peso. Por outro lado, podem ajudar no processo de emagrecimento, pois dão saciedade.

Excesso de fibras faz mal – Verdade: tudo em excesso faz mal e com as fibras não seria diferente, pois elas podem alterar o transito intestinal e prejudicar a absorção de alguns minerais. O ideal é consumir entre 20 e 30g de fibras por dia.

Fibras são encontradas apenas em frutas e vegetais – Mito: as fibras também são encontradas nas oleaginosas, como nozes, castanhas e avelãs, além de cereais integrais.

A Natue, para quem não sabe, é uma loja de produtos naturais e suplementos alimentares! Se você está em busca de uma alimentação mais saudável, vale a pena dar uma passadinha por lá!

Beijos!

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Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

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