Melasma + Perguntas dos Leitores: Desabafo
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Melasma + Perguntas dos Leitores: Desabafo

Melasma + Perguntas dos Leitores: Desabafo

Oi, pessoal!

Faz tempo que estou sentindo a necessidade de escrever esse post, e hoje chegou o dia.

Desde que comecei o blog, no ano passado, me propus a compartilhar com vocês praticamente tudo o que aprendi sobre melasma. Não tenho formação dermatológica, então tudo o que escrevo por aqui é puramente baseado nas coisas que aprendi com os médicos com os quais me consultei, e com os livros e sites/blogs que li. Divido com vocês os erros e acertos que verifico em minha pele quando o assunto é tratar das manchas, e uma coisa que SEMPRE deixo clara é: absolutamente ninguém deve utilizar quaisquer produtos simplesmente pelo fato de ter lido uma resenha a respeito em qualquer lugar.

melasma-desabafo

Se cada organismo é único, se cada pele reage de um jeito, é óbvio que qualquer produto jamais trará os mesmos resultados em duas pessoas diferentes. Um cosmético que resenho aqui, e que tenha dado super certo comigo, pode ser um horror na pele de outra pessoa. Por isso a importância de conversar com um médico antes de começar qualquer tratamento. Qualquer produto, ainda que pareça inofensivo, pode causar alergias, intolerâncias, vermelhidão, e uma tonelada de outros efeitos indesejados. E, caso você seja a teimosia em pessoa, e insista em usa produtos por conta própria, é preciso assumir os riscos, e ter plena consciência de que tuuudo poderá acontecer com sua pele, caso o produto seja contraindicado para você.

Pois bem, dito isso, aí eu pergunto pra vocês: como é que eu, euzinha, eu mesma, uma “leiga”, sem formação dermatológica, posso responder perguntas do tipo: “Posso usar o produto X associado ao produto Y?” Ou então: “Será que o produto Z vai me dar alergia?”. Gente, meus conhecimentos em produtos para a pele não são suficientes para fazer prescrições médicas. E jamais farei isso. Isso é tipo “exercício ilegal da medicina” e, sério, gosto muito de vocês, o suficiente para querer preservar a pele de vocês de testes cosméticos que podem ser desastrosos. Se vocês quiserem saber se determinado produtinho foi bom para a minha pele, terei o maior prazer em compartilhar a informação. Mas nunca, jamais, em tempo algum poderei dar certeza quanto à eficácia de um produto na pele de outra pessoa que não seja eu.

Outra coisa, e essa também é suuuper importante: eu posto, desde março do ano passado, de segunda a sexta-feira textos e mais textos, e muitos deles sobre melasma e cuidados com a pele de um modo geral. Ou seja, aqui no blog, há páginas e páginas de conteúdo bacana sobre manchas, acne, ruguinhas e outras coisas mais. Quer saber sobre pés-de-galinha? Tem texto sobre isso aqui. Sobre cuidados com o pescoço? Tem post aqui. Bigode chinês. Manchas no buço. Celulite. Já falei sobre um montão de assuntos interessantes aqui no blog. Mas alguns leitores, principalmente os que estão chegando agora por aqui, acham mais simples sequer usar a caixinha de busca do blog, e ir direto para a parte de comentários de cada post.

Eu adoro responder comentários! De coração. Ainda que eu demore às vezes um tempão para conseguir responder todos os comentários, mas eu gosto muito de conversar com todo mundo que me acompanha. Adoro trocar figurinha, e compartilhar o que sei. E olha, aprendo muita coisa com vocês também! Por isso, sempre que sentirem necessidade, podem me escrever, pois vocês sabem que eu SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE respondo tuudo! Porém, se tem uma coisa que me deixa bem brava é ver que a pessoa tem uma pergunta relativamente simples, mas não se deu ao trabalho de pesquisar sobre a própria dúvida no meu blog, e deseja que eu dê uma resposta pronta para a pergunta feita. Por exemplo, muita gente me questiona: “Vivian, o que você fez para as suas manchas clarearem?”. Caraaaamba, eu fiz muuuita coisa. Demorei muitos anos. E tudo isso está documentados nas páginas e páginas do blog. Agora, como posso responder isso em algumas poucas linhas da caixa de comentários do post? Complicado, né?

Espero que ninguém me entenda mal, mas o que quero que vocês percebam é que pesquisar, seja no blog ou pela internet afora, fará muito bem para a pele de vocês. Pesquisando mais a fundo, e não se conformando com respostas resumidas, vocês vão entender melhor a pele de vocês, e conseguirão atacar as manchas com mais eficiência.

Gravei um vídeo falando um pouco mais sobre esse assunto, dá o play aí!

Espero que continuem interagindo comigo aqui pelo blog e nas redes sociais, mas quero que entendam a minha situação também, gente. Não quis deixar ninguém chateado, mas esse vídeo era necessário!

Um beijão!

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

8 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!