Mantendo sua pele livre de cravos e acne - Dupla limpeza
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Mantendo sua pele livre de cravos e acne – Dupla limpeza

Mantendo sua pele livre de cravos e acne – Dupla limpeza

Dormir sem limpar a pele é um convite a ter espinhas e inflamações, essa regrinha todo mundo já conhece. Mas, principalmente para quem utiliza ao longo do dia quilos e mais quilos de protetor solar, cremes, loções e base (como eu), só o sabonete não basta.

Limpando-a-pele

Quando comecei a usar os protetores solares asiáticos, minha pele começou a apresentar mais espinhas e cravinhos que o comum, e eu comecei a achar que era culpa dos produtos que eu aplicava na pele. Na verdade, a culpa era a falta de limpeza adequada. Embora lavando “muito bem” o rosto com sabonete facial antes de ir dormir, eu sentia que isso não era suficiente, pois os cravos e espinhas estavam sempre presentes, e a sensação de limpeza não era total, sabe? Após a limpeza eu utilizava um adstringente, mas o efeito não era bom, eu agredia a pele sem limpá-la por completo.

Depois de pesquisar, eu entendi que isso estava acontecendo pois os filtros solares asiáticos são mais “aderentes” que os ocidentais, pois contêm em suas formulações ingredientes mais resistentes à água, como por exemplo silicones, e por essa razão não saem do rosto com uma simples lavadinha com água e sabão.

E foi aí que conheci a “dupla limpeza”, ou “double cleasing”. Calma que eu explico.

A dupla limpeza, basicamente, consiste em limpar a pele em duas etapas. Na primeira, você aplica um produto que seja capaz de remover todos os resíduos dos produtos que você passou no rosto ao longo do dia, e depois retira tudo isso com sabonete e água. Em meu processo de iniciação à dupla limpeza, tentei usar demaquilantes e loções micelares. Eu aplicava com um algodão no rosto seco, e depois lavava a pele com sabonete para pele sensível. Foi uma boa tentativa maaaas, não rolou. A limpeza não era 100% eficaz, e meu rosto ficava extremamente sensível, pois eu acabava tirando demais as defesas da pele e sua oleosidade natural, e às vezes me deparava até com o triste efeito rebote (de tanto tirar a oleosidade da pele, ela entende que deve produzir mais óleo e aí surgem mais espinhas).

Pesquisando, percebi que somente produtos que contivessem óleos de limpeza eram capazes de remover os resíduos da pele de forma satisfatória. Mas eu, com minha pele oleosa, com tendência à acne, pensei: tirar a sujeira e oleosidade da pele com…OLÉO??? Sim. E posso dizer que funciona. O óleo que você aplica no rosto se “mistura” com o sebo e os produtos que já estão na pele, e vai tudo ralo abaixo quando você faz a limpeza final, com espuma e água.

Em farmácias, encontrei poucos produtos legais para limpeza que contivessem óleo, então fui à caça no ebay, e encontrei um óleo excelente da Bioré, que usei por meses.

Mas, como as entregas do ebay às vezes atrasam, um dia meu óleo acabou, fiquei na mão e voltei pra internet. Pesquisando, no blog maravilhoso da Meire, o Salada Médica, li que ela estava utilizando azeite de oliva para limpar a pele. AZEITE????

Corri pro armário da cozinha, peguei o vidro de azeite e bora testar. E o resultado é: agora só compro produtos para limpeza do rosto no supermercado, na prateleira do azeite!!! :)

Gente, tirando o cheiro que tem, o azeite limpa espetacularmente bem, é barato, fácil de encontrar e você ainda pode usar em receitas culinárias!!! hehehe. Se estiver duvidando, vá para o Google e confira os benefícios que ele promove à pele.

E, pode ter certeza, ainda que você tenha a pele oleosa, mergulhe no azeite com fé, pois se você lavar direitinho o rosto com sabonete depois de aplicá-lo, não irá ter problemas com acne ou cravinhos.

Só para esclarecer como eu uso: antes de dormir, coloco um pouco de azeite na palma da mão e aplico no rosto seco. Faço uma massagem suave por uns trinta segundos, depois lavo com água e sabonete (atualmente uso o Effaclar, da La Roche).

Acredito que o ideal é que a dupla limpeza seja feita somente uma vez por dia, de preferência à noite. Mais que isso pode acabar ressecando demais a pele, fragilizando-a.

Alguém por aí é fã da dupla limpeza? Que produtos vocês usam? Já testaram o azeite?

Beijos.

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

65 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!