Escreva um diário!
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Escreva um diário!

Escreva um diário!

Você pode ter muitos amigos, mas acredite: não há nada melhor que desabafar com você mesmo, por meio da escrita. Quando você materializa no papel suas reflexões, é como se tudo ficasse mais claro. É como se você enxergasse os acontecimentos e pensamentos por uma nova ótica, cheia de nitidez. Já resolvi um monte de conflitos internos com a ajuda da escrita, refletindo sobre as coisas que escrevi.

Manter um diário é algo encarado por algumas pessoas como coisa de menininhas adolescentes, mas  você, tenha a idade que tiver, deveria fazer um favor a si mesmo: iniciar um diário. Você não precisa levar a coisa ao pé da letra e escrever todos os dias. Mas tenha um caderno, agenda, bloquinho, no qual você se sinta estimulado a colocar para fora seus pensamentos, as coisas que te incomodam, que te fazem feliz.

escreva-um-diário

Agora, participando do Recalculando a Rota, o primeiro e mais importante passo do programa foi criar um “diário de jornada”. Escrever, para mim, sempre foi mais que um gosto: foi (e é!) uma necessidade. Nunca consegui escrever diariamente, seja por falta de tempo ou por mera preguiça. Mas sempre que a ânsia de colocar os sentimentos para fora surgia com força, eu corria para o papel.

Agora, nesse meu “diário de jornada”, sou estimulada a desenterrar meus podres, acordar meus “monstros” e despertar meus desejos mais antigos e profundos. É como se fosse um diário convencional, só que o foco é o que sinto, o que penso, o que quero, e o objetivo não é apenas desabafar, mas sim me fazer olhar criticamente para o que sou, o que faço, e aprender a transformar tudo isso para melhor, de modo que eu me torne uma pessoa mais realizada e de acordo com a minha verdadeira essência.

Tenho registrado compulsivamente tudo o que passa pela minha cabeça: pensamentos negativos, maluquices, sonhos antigos, lembranças que achei que estavam perdidas. E quanto mais escrevo, me sinto mais diferente. É como se eu me modificasse a cada instante. E para melhor. Me sinto mais livre à medida que meu conhecimento sobre minha mesma aumenta.

Não tenho escrito apenas no diário de jornada, mas sim na minha agenda, em blocos de anotações, em folhas soltas que encontro por aí. E tem me feito muito bem.

Se ainda não te convenci a criar um diário, compilei alguns motivos que vão

Desabafar

Há certas coisas que não nos sentimos à vontade para compartilhar com absolutamente ninguém. Porém, queremos colocar esses pensamentos/sentimentos para fora. Um diário é o local ideal para você fazer isso. Escreva um diário e se sinta mais leve! :)

Refletir

O que estamos fazendo da vida? Para onde vamos? Por que agimos seguindo certos padrões de comportamento? Quando escrevemos sobre nosso cotidiano, temos a chance de refletir sobre nossos atos. Isso nos ajuda a ajustar comportamentos, corrigir falhas, e assumir nossos próprios erros.

Ver as coisas com mais clareza

É engraçado como, em questão de dias, podemos enxergar determinadas situações de uma maneira completamente diferente. E se queremos ver a verdade por trás da superficialidade aparente das coisas, é altamente recomendável registrar nossas reações e sentimentos, para que possamos entender melhor por que alguns eventos nos afetam tanto, por que algumas coisas nos deixam tristes. Um diário nos ajuda a “estudar” nosso comportamento, e assim entendemos melhor nossa própria vida.

Se tornar uma pessoa melhor

Quais são seus objetivos? No seu dia-a-dia, o que você está fazendo para alcançá-los? Registrar seus passos vai auxiliar você em sua jornada em busca de conhecimento, sucesso e felicidade. Quando você escreve, e depois faz uma retrospectiva dos seus atos, você consegue visualizar de forma clara todos os pontos fortes e fracos da sua vida, e isso ajuda a se reprogramar. Você vê seus erros, e tem a chance de decidir não repeti-los.

Organizar os pensamentos e encontrar soluções

Há ocasiões em que nos sentimos tão, tão, tão confusos. Mas quando você começa a escrever, instantaneamente seu cérebro começa a trabalhar na solução de problemas, tentando encontrar a melhor saída. Quando estou em um dilema, costumo fazer uma lista escrita de prós e contras. E é incrível como as soluções chegam mais depressa.

E aí, te convenci a começar a escrever? Comece devagar, nem que seja uma frase por dia, e perceba como faz bem! :)

Um beijo!

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

2 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!