Como tirar passaporte?
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Como tirar passaporte?

Como tirar passaporte?

Oi, pessoal!

Naquele post que fiz no início do ano com as minhas metas para 2015, expliquei que um dos meus objetivos para esse ano era viajar. Ainda não tenho o tempo e nem o dinheiro suficiente, mas queria muito conhecer algum lugar fora do Brasil! E como alguns preparativos são necessários, comecei minha saga providenciando meu passaporte. Já é um começo, né? :)

Como na hora de dar entrada no documento tive certas dúvidas, resolvi compartilhar com vocês como tudo funcionou, pois é uma forma de ajudar alguém que esteja eventualmente perdido, sem saber sequer por onde começar.

Como tirar passaporte

O primeiro passo

Sua primeira providência será acessar o site da Polícia Federal e verificar a lista de documentos necessários para a expedição do passaporte. A Polícia Federal é extremamente rigorosa quanto à conferência dos documentos apresentados. Então, antes de solicitar seu passaporte, confira se todos os seus documentos estão “nos conformes”, de acordo com a lista e em bom estado de conservação. Meu marido, por exemplo, no dia em que fomos apresentar a documentação no posto da PF, teve um problema com o documento de quitação militar, e foi uma doooooooooooor de cabeça pra resolver. Outra coisa: no dia, nos foi solicitado mais de um documento no qual constasse nossa assinatura, foto, filiação, data e local de nascimento e nome completo. Por precaução, leve todos os documentos que você puder, mesmo que não estejam na lista: CNH, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Casamento etc. É melhor ter documentos sobrando que faltando! :)

No dia de comparecimento à PF, não foi necessário apresentar fotocópias, apenas os originais dos documentos.

Você já separou os documentos. Ok.  Agora é hora de…

…solicitar a emissão do passaporte. Tenha em mãos o número do seu RG, data e local de emissão, CPF, título de eleitor e número do documento que demonstre a situação militar (para os homens). Nesta etapa, será gerada uma GRU, no valor de R$ 156,07 (essa é a taxa atual). Pague a GRU e depois…

É hora de agendar a atendimento no posto da Polícia Federal!

Aqui dá pra saber se é preciso agendar o atendimento no posto escolhido. Nesta etapa, você irá informar o local no qual deseja atendimento, bem como a data e o horário em que você quer ser atendido. Ressalto que só é possível agendar o atendimento com a GRU paga!

Chegou o dia!

No dia e horário marcados, compareça ao posto da PF com  tudo o que é necessário: seus documentos originais (confira tudo antes de sair de casa, hein!), o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo de agendamento.

No dia, é tudo muito rápido. É feita a conferência dos dados informados por você pela internet, na hora de solicitar a emissão do passaporte, e também são conferidos os originais. Suas digitais serão coletadas, assim como sua assinatura.

No dia, tirarão uma foto de você, e será essa que irá constar no seu passaporte. Então, capriche no penteado e passe perfume! rsrsrs

Fica pronto na hora?

NÃO! Será agendada uma data a partir da qual seu documento estará disponível para retirada. É preciso ir retirar o passaporte pessoalmente, para assinatura no documento. Ah, e retire seu passaporte em até 90 dias, a partir da data inicial estabelecida para entrega, pois senão ele será inutilizado.

Aí, com o passaporte em mãos, é só começar a planejar a viagem dos seus sonhos! Simples, né?

Você já tirou passaporte? Para onde pretende viajar?

Beijos!

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

0 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!