Como diminuir os riscos na hora de comprar pela internet?
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Como diminuir os riscos na hora de comprar pela internet?

Como diminuir os riscos na hora de comprar pela internet?

Oi, gente!

Eu, definitivamente, sou fã de compras pela internet. Todas as vezes em que quero comprar algo, primeiro pesquiso o preço em lojas virtuais, para saber se compensa investir em lojas físicas. E, na maioria das vezes, o preço pela internet é imbatível.

Já comprei em várias lojas virtuais, nacionais e internacionais, e posso dizer que tenho certo know-how quando o assunto é tomar as devidas precauções antes de fazer uma compra pela internet. Além disso, trabalho no Poder Judiciário, e por lá aprendi algumas formas de evitar cair em uma cilada.

comprando-online

Porém, nem sempre tive tanta cautela, e no ano de 2013, caí em um golpe dado pela “empresa Orange Mix. Basicamente, a quadrilha criava lojas virtuais aparentemente confiáveis, com preços bastante convidativos. O primeiro passo era atuar normalmente, vendendo e entregando os produtos comprados pelos consumidores. Aí, depois que a empresa adquiria uma boa reputação, o golpe era dado. E quem gastou seu rico dinheiro comprando com eles, ficou a ver navios. Foi o que aconteceu comigo. :(

Hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas simples que podem ajudá-los a ficar longe dos golpes virtuais.

Investigue

Para decidir se uma loja é digna de confiança ou não, nada melhor que conversar com outras pessoas que já compraram por lá. Uma breve pesquisa pelo Google já é meio caminho andado. Porém, as melhores maneiras são investigar o histórico da empresa junto ao Procon de seu estado (a consulta pode ser feita pela internet), e também no site Reclame Aqui.

Se quiser descobrir quem é o dono de um domínio, o modo mais rápido é utilizar essa ferramenta aqui. No “Whois” você descobre no nome de quem está registrado o site, e isso pode ser muito útil na hora de pesquisar sobre a reputação da empresa.

Uma outra forma muito boa de se obter informações a respeito da idoneidade de uma loja é conferir o registro dela na Junta Comercial do seu estado. Em São Paulo, por exemplo, pelo site da Jucesp, dá para se obter a ficha cadastral completa da empresa, com o número de CNPJ, endereço da sede, nome completo dos sócios e seu CPF.

Aí, com esses dados cadastrais, é que começa o trabalho de investigador. É bacana acessar o site do Poder Judiciário de seu estado, e verificar se há processos abertos contra a empresa e seus sócios. No estado de São Paulo, a pesquisa pode ser feita aqui. Se determinada empresa tiver processos abertos contra ela, isso já não cheira bem, então todo cuidado é pouco.

Não acredite em milagres

Quando estiver pesquisando por produtos na internet, desconfie de milagres. Preços muito abaixo da média, promoções extremamente convidativas, tome cuidado com esse tipo de coisa, pois o barato pode sair caro. Um bom desconto é uma coisa. Agora, um produto por um preço irrisório é algo que deve criar suspeitas.

Cuidado na hora de pagar

Todo mundo já está cansado de saber que é preciso ter cautela na hora de inserir informações pessoais e bancárias em sites na internet. É preciso ver se o site é seguro, se suas informações estão protegidas, enfim. Mas eu, medrosa que sou, sempre que possível dou preferência a não usar o número do meu cartão de crédito nos sites da vida. Uma boa maneira de comprar com mais segurança é usar o Paypal, que hoje em dia já é aceito em um montão de lojas. Ou então, se puder, pague com Pag Seguro ou boleto, se preferir. Deixe o cartão de crédito como última das opções.

Guarde as provas

Guarde a sete chaves o comprovante de pagamento da mercadoria, e todos os e-mails eventualmente trocados com a empresa. Se, por infelicidade, você cair em um golpe, eles te ajudarão a acionar o Procon e a justiça, se for o caso.

E vocês, pessoas, que dicas têm para compartilhar quando o assunto é comprar pela internet?

Beijos!

 

 

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

1 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!