☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Com mulher de bigode, nem o diabo pode: como cuidar das manchas no buço?

Com mulher de bigode, nem o diabo pode: como cuidar das manchas no buço?

Oi, pessoas!

Quando meu melasma no buço estava em seu auge, uma das dermatologistas com as quais me consultei por um bom tempo foi quem me ensinou o célebre ditado: “com mulher de bigode, nem o diabo pode”. A dermato também tinha uma manchinha no buço, porém obviamente muito controlada, e nas consultas conversávamos bastante sobre as dificuldades do bendito melasma ter surgido juuuuuuuuustamente no buço. Poderia ser na testa, poderia ser nas bochechas, mas não. A mancha é no buço. E ela, em pouco tempo, recebe o nome de bigode. A mulherada surta, enlouquece, atormenta maridos, namorados e demais familiares, tem crises existenciais, e isso totalmente justifica o título desse post, não acham?…rsrs…

À primeira vista, para quem olha de relance, parece um bigodão peludo. Outros confundem com sujeira. O fato é que, na minha opinião, o buço é uma das piores regiões do rosto na qual uma mancha poderia surgir. É difícil de tratar, é difícil de esconder, e causa muito sofrimento (falei das tristezas melasmáticas nesse vídeo).

manchas-no-buço-como-tratar

Cada mulher reage de um jeito ao melasma no buço. Tem gente que é totalmente desencanada, e nem se importa de ostentar o bigodão por aí. Não usa protetor solar, nem maquiagem, e pra piorar, não depila a região, e quando depila, faz do pior modo possível (já falo sobre isso).

Já outras (meu caso), ficam paranóicas, usam trocentos mil produtos, clareadores e apresentam alguns resultados nada bons (lembram do meu experimento desastroso com a hidroquinona?).

Até encontrar o produto perfeito para camuflar meu bigode, ops, minha mancha, passei muita vergonha usando corretivos e bases em uma cor que não tinha nada a ver com a cor da minha pele. A impressão que tenho é que a mancha nos deixa tão cegas, que não notamos mais nada ao nosso redor. Eu só via a mancha, um tremendo bigodão.

Eu demorei um belo tempo para entender porque meu melasma insistia em não clarear. Tenho manchas não apenas no buço, mas também nas bochechas e testa, e embora eu submetesse toda a pele facial ao mesmo tratamento, o melasma no buço era sempre o mais teimoso.

Não vou, nesse post, entrar em detalhes a respeito de dicas gerais para combater o melasma. Sobre esse assunto, recomendo que vocês leiam esse texto, no qual expliquei um pouco sobre as causas do melasma, e esse texto aqui também, que dá uma luz para você, que não entende bem por qual motivo sua manchinha não clareia nunca!

Hoje, quero me ater especificamente ao melasma no buço. Proteger, tratar e camuflar as manchas nesse região traz algumas dificuldades. Então, se seu problema é um bigodón, tenho algumas dicas:

Repense seu método depilatório

Olha, tudo bem se você quiser deixar a natureza tomar conta e deixar o buço cheio de pelinhos. Cada um faz o que acha mais conveniente com relação à aparência. Mas eu, embora tenha pelinhos bem clarinhos, prefiro remover todos. Por algum tempo depilei o buço com cera, e hoje, eu recomendo a você que pare já com isso. A cera, além de remover os pelinhos, remove uma camada superficial de pele (isso quando não causa grandes estragos, como o que a Carlinha sofreu e relatou no Eu acredito e cosméticos). E a pele, como vocês já devem saber, reage a qualquer agressão de que jeito, hein, hein, hein??? Produzindo pigmento! Isso sem falar na flacidez que o puxa-puxa da depilação pode causar. Por isso, se você tem melasma, opte pela depilação com pinça ou até mesmo com linha egípcia, mas pegue leve na “violência” na hora de puxar os pelos.

Escolha um protetor solar potente e muito aderente

Não tem mistério. Para ver resultados em um tratamento contra o melasma, a parte mais importante do tratamento é escolher um protetor solar porreta! Ele tem que ter alta proteção contra a radiação UV e, de preferência, filtros físicos na composição. E quando o melasma é no buço, a dica de ouro é: use um protetor solar que gruuuuuude na pele. Não estou falando de protetor solar pegajoso: estou falando de protetor solar aderente. A impressão que tenho é que transpiramos mais no buço que no restante do rosto, e quando vamos escovar os dentes, ou usar o guardanapo depois de uma comilança, a chance de tirarmos o protetor solar do bigodón é muito grande. Então, escolha um produto que cole na sua pele pra valer.

Clareadores suaves

Quando o assunto é pele manchada, gente, não há milagres a serem feitos. A pele vai clarear, mas com muita calma. Não acredite em clareadores instantâneos e milagrosos. E lembre-se: quanto mais agressivo for o clareador da pele, maior a probabilidade dele irritar sua pele e causar uma mancha ainda pior. Portanto, procure um dermatologista, e converse com ele sobre um clareador seguro e eficaz, adequado à sua pele. As opções são imensas!

Maquiagem já!

Já falei nesse texto que a maquiagem será sua grande aliada na hora de proteger a pele da luz visível. Pois bem. Porém, a área do buço é meio chatinha na hora de usar a maquiagem, pois se não houver “técnica” na hora de aplicar os produtos, o acabamento pode ficar artificial. Não sei se vai funcionar pra você, mas eu costumo aplicar o bb cream e o corretivo com leves batidinhas na pele, como expliquei nesse vídeo. Escolha o produto que mais se adapte ao seu tipo e tom de pele, e corra para a frente do espelho para treinar a aplicação.

Sei que quando notamos nosso buço manchado, a primeira reação é o desespero, mas se acalmem! Sigam as dicas acima, procurem um dermatologista e pesquisem MUITO sobre o assunto, que dá sim para tratar do melasma nessa região, e tornar o bigodón praticamente imperceptível! Até hoje sou um pouco obcecada pela minha mancha “bigodal”, mas ela está sob controle, e é isso que importa! Mantenham o bom humor e a perseverança, que uma hora, o melasma perde a luta!

Como vocês tratam das manchinhas no buço?

Beijos!

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

25 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!