Ácido azeláico - Eficaz contra acne e melasma!
☰ Menu

Dias de Sol - Blog sobre beleza, proteção solar, livros e outras coisinhas do universo feminino.

  • Ácido azeláico – Eficaz contra acne e melasma!

Ácido azeláico – Eficaz contra acne e melasma!

Com o sol forte indo embora, começa o período ideal para realizar tratamentos de pele que envolvam o uso de ácidos. Os ácidos podem tornar a pele ainda mais sensível à radiação solar, dando origem a manchas e agravando as já existentes.

Há diversos tipos de ácidos voltados aos cuidados cutâneos: retinóico, glicólico, salicílico, kójico, cada qual com suas indicações próprias.

Pele

Imagem: Pinterest

Hoje, vou falar sobre o ácido azeláico, um agente indicado para tratamento de acne, problemas de hiperpigmentação da pele (como melasma) e que também tem ação antioxidante. Tudo de bom, né?

O ácido azeláico atua como despigmentante, inibindo a ação da enzima tirosinase, que é a chave para a síntese da melanina. A temida hidroquinona (farei um post sobre ela em breve), o arbutin (tem no Kiaritá e no Tomato Whitening Cream, que adoro), o ácido kójico (tem no Clairial C 10, tão amado!) e a vitamina C (tem no Hydracid e no Improve C, confiram aqui) também atuam dessa forma, como inibidores da tirosinase. O ácido azeláico é um dos raros clareadores da pele que podem ser usados na gravidez e durante a amamentação, e por isso é o queridinho de muitas mulheres e dermatologistas.

No que diz respeito ao tratamento da acne, o ácido azeláico é eficaz pois é anti-inflamatório e antibacteriano, e pelo que andei pesquisando costuma ser bastante eficiente nos casos de acne vulgar, leve e moderada. Além disso, por seu poder anti-inflamatório, ele também é indicado no tratamento de rosácea, já que ajuda no controle dos vasinhos sanguíneos da pele. Isso também é bom para quem tem melasma e já usou em demasia agentes clareadores, que acabaram deixando a pele mais “fina”, e consequentemente os vasinhos mais aparentes.

O ácido azeláico tem um bom poder de controle da oleosidade na minha pele, e uma outra grande vantagem dele é que pode ser usado durante o verão, mas desde que seja feita a fotoproteção corretamente, tanto no que diz respeito à quantidade de protetor solar, quanto à frequência de aplicação.

Geralmente, esse ácido é utilizado nas concentrações entre 10% a 20%.

Quando sinto a oleosidade da minha pele aumentando, ou quando as espinhas e cravos estão mais visíveis, costumo utilizar o Dermazelaic, do laboratório Germed, que tem ácido azeláico a 15%. É um gel, que vem em bisnaga metálica, e custa cerca de R$ 20,00, é bem baratinho. Como ele ajuda também no tratamento do melasma, aplico no rosto todo, sem dó, com exceção da área dos olhos. Ao aplicá-lo, sinto uma ardência e pinicação, não é algo insuportável, mas não vou mentir, me incomoda sim, e ocorre todas as vezes que utilizo. Costumo deixar o Dermazelaic agindo no rosto por umas 3 ou 4 horas. Houve noites em que eu dormi com o produto no rosto, e quando acordei, senti a pele ressecada demais, então prefiro deixar menos tempo na face. Dependendo do “humor” da minha pele, ela às vezes fica vermelha depois da aplicação, então, após retirar o produto com água abundante, aplico um pouco do Nutratopic ou do Cicaplast, em camada bem fina, apenas para dar uma hidratada e recuperada na pele.

dermazelaic-gel-30-g

Para quem quiser conferir mais informações sobre o Dermazelaic, acessem a bula completa, disponível no site da Germed.

Há outros produtos no mercado que contém ácido azeláico na fórmula, como por exemplo o Azelan, mas esse eu nunca testei.

Para mim, o ácido azeláico é um agente muito bom, pois cuida dos dois problemas que tenho na pele (acne e melasma), não traz efeitos colaterais fortes (tirando o incômodo da aplicação), e seu custo é relativamente baixo. Mas, embora ele não seja tão sensibilize tanto a pele quanto outros ácidos, como o retinóico, por exemplo, é preciso nunca descuidar do protetor solar, ok?

Vocês já testaram o ácido azeláico? O que acharam dos resultados? Tiveram sensações de desconforto na hora da aplicação?

Beijos.

The following two tabs change content below.
Paulistana que mora na praia, mas foge do sol. Libriana, indecisa e que ama cachorros, pizza e livros, e é dona do Dias de Sol. Muito prazer!

Latest posts by Vivian (see all)

226 comente aqui
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário


Dias de Sol no Youtube // Se inscreva!